111 4323111 4395Segundo Saviani,

As fontes estão na origem, constitui o ponto de partida, a base, o ponto de apoio da construção historiográfica que é a reconstrução, no plano do conhecimento, do objeto histórico estudado.
Assim, as fontes históricas não são a fonte da história, ou seja, não é delas que brota e flui a história. Elas, enquanto registros, enquanto testemunhos dos atos históricos, são a fonte do nosso conhecimento histórico, isto é, é delas que brota, e nelas que se apóia o conhecimento que produzimos a respeito da história. (2004, p. 5-6).

Logo, as fontes ou repertório documental são indispensáveis para a sistematização de todo conhecimento histórico. O trabalho de identificação, do uso e a interpretação das fontes são elementos constituintes do caráter e da qualidade da pesquisa histórica. As fontes não falam por si, como afirmam os positivistas, mas são, de fato, os vestígios, as testemunhas e manifestam as ações do homem no tempo, por isso respondem como podem por um número limitado de fatos.1980Entre as atividades do Centro de Memórias da Etec Sylvio de Mattos Carvalho, o processo de seleção, organização, catalogação e digitalização de documentos escolares (fotos, livros de atas de reuniões, prontuários de alunos, diários de classes, reportagens de jornais, etc.) ocupa um espaço privilegiado. Com efeito, o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe de professores possibilitará num futuro próximo a realização de estudos sobre a história desse estabelecimento de ensino, mas também para melhor compreendermos o papel da educação profissional na sociedade brasileira, sobretudo no que se refere às questões ainda pouco investigadas na historiografia da educação paulista.


 

Referência Bibliográfica:

SAVIANI, Dermeval. “Breves considerações sobre fontes para a história da educação”. In: LOMBARDI, J. C. e NASCIMENTO, M. I. M. (Org). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 3-12.