1950 1960sylviodemattos1A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto os servidores que passaram pela Etec Sylvio de Mattos Carvalho como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.

Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.

O Centro de Memórias da Etec Sylvio de Mattos Carvalho está em construção e é parte integrante de um projeto do Centro Paula Souza coordenado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Mendes de Carvalho, responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP).