O Técnico em Administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedeia mão-de-obra para colocação e recolocação. Atua na área de compras, auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Intercambia mercadorias e serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira.


MERCADO DE TRABALHO

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.


ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo foi organizado para assegurar a construção das Competências Gerais do Técnico, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº04/99, atualizada pela Resolução CNE/CEB nº01/2005 além das competências especificas identificadas pelo grupo de trabalho, a partir de estudos do processo produtivo e para o exercício da Cidadania.

A organização curricular para a Habilitação Profissional de Técnico em Administração está estruturada em módulos articulados com terminalidade correspondente as qualificações profissionais de nível técnico identificadas no mercado de trabalho.

O curso de Técnico em Administração está estruturado em módulos, isto é, etapas com terminalidade, incluindo saídas intermediárias para a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após sua conclusão com aproveitamento.

O módulo I desenvolverá em conjunto de experiências objetivando a construção de competências e habilidades que constituirão a base para os módulos subsequentes. O aluno que cursar o módulo I fará jus a Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Planejamento.

O aluno que cursar, os módulos I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Auxiliar Administrativo.

Ao completar os três módulos, com aproveitamento, receberá o Diploma de Técnico desde que tenha concluído, também o Ensino Médio.

O número de alunos das turmas semipresenciais será estabelecido de acordo com a capacidade do ambiente e contará com um professor/coordenador de aprendizagem e variados recursos didáticos.

Os momentos presenciais semanais têm como objetivo esclarecer e sistematizar pontos fundamentais dos cursos, desenvolver as competências previstas, estabelecer vínculos afetivos, garantir o controle de qualidade por meio das avaliações.


MATRIZ CURRICULAR
MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

Planejamento Organizacional

I.1 Planejamento Estratégico e Tático -                                                        40h

I.2 Sistemas Orçamentários e Societários -                               40h

I.3 Pesquisas e Estudos - 30h

Planejamento dos Processos

I.4 Planejamento de Recursos Humanos -                                  50h

I.5 Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil - 50h

I.6 Planejamento de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros - 50h

Carga Horária Total: 260 h

Operação dos Ciclos de Gestão

II.1 Ciclo de Pessoal - 70h

II.2 Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil - 70h

II.3 Ciclo de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros, Produção e Informações - 80h

II.4 Ciclo da Comunicação Mercadológica - 50h

Carga Horária Total: 270 h

Controle dos Ciclos de Gestão

III.1 Gestão de Pessoal - 50h

III.2 Gestão, Financeira e Contábil - 80h

III.3 Gestão de Materiais, Patrimônio, Seguros, Produção e Informações - 140h

Carga Horária Total: 270 h

Módulo I - Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Planejamento Módulo II – Qualificação Profissional Técnica de Auxiliar Administrativo Módulos I + II + III - Habilitação Profissional de Técnico em Administração

MEDIADORES DE APRENDIZAGEM

Prof. Paulo Afonso Pereira (Módulo I)

E-mail Institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Profa. Lívia Angélica Gonçalves dos Santos (Módulo III)

E-mail Institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.